Núcleos Temáticos

NT 1 – Sociabilidade, novas tecnologias e práticas interacionais

Comporta discussões em torno das mudanças e particularidades dos processos psicossociais em ambientes interacionais on-line e/ou móveis. Os trabalhos abordam grupos de discussão, fóruns, salas de bate-papo,homepages, sites de redes sociais, games, redes baseadas em geolocalização e comunicação mediada por dispositivos móveis; as discussões giram em torno de temas como: privacidade e novos arranjos entre público e privado; entretenimento; exposição; mobilidade; aspectos conversacionais e interacionais; representações sociais, sexualidades, dentre outros.

Palavras-chave: Interações, sociabilidade, games, privacidade, compartilhamento, mobilidade.

NT 2 – Sociabilidade, novas tecnologias, consumo e estratégias de mercado

Direcionado para aspectos de mercados voltados para a Internet, como apropriações das redes sociais digitais para a comunicação organizacional, campanhas publicitárias e interação com o público, pesquisa de marketing e relações públicas.

Palavras-chave: comunicação organizacional, marketing, consumo, recepção, mídias sociais

NT 3 – Sociabilidade, novas tecnologias, política e ativismo

Abarca as pesquisas sobre ativismo, cooperação, economia política, campanhas on-line, políticas públicas de acesso aos meios digitais e demais temas relacionados.

Palavras-chave: política, campanha, economia política, políticas públicas

NT 4 – Sociabilidade, novas tecnologias, educação e aspectos cognitivos

Agrega trabalhos sobre educação e aprendizagem em plataformas de interação na internet. Analisa as novas formas de presença e de mediação resultantes dos ambientes on-line de aprendizagem e suas particularidades tecnológicas.

Palavras-chave: educação, presença, cognição, EAD

NT 5 – Sociabilidade, novas tecnologias e práticas colaborativas de produção de conteúdo

Integra debates a respeito de práticas comunicacionais colaborativas, de auto-publicação etc. Nessa perspectiva, analisa peculiaridades referentes a recepção e emissão dos conteúdos noticiosos, bem como os modos de busca e recuperação das informações na internet.

Palavras-chave: jornalismo online, colaboração, arquiteturas da informação