Núcleos Temáticos no segundo dia do SimSocial

Nos Núcleos Temáticosdo segundo dia do SimSocial, os trabalhos apresentados circularam por temas como práticas interacionais, educação e aspectos cognitivos e práticas colaborativas de produção de conteúdo. As práticas de monitoramento, redes colaborativas e educação por meios digitais foram temas problematizados nas discussões dos nove trabalhos apresentados, durante os Núcleos Temáticos realizados.

Durante o NT1, a discussão circulou pelos vieses da teoria ator-rede, as práticas de auto-apresentação, diferenciação na observação de pessoas públicas e os reflexos da gestão da vida no contexto da internet e das redes. Na discussão no NT4, foram levantadas questões como: Quais as politicas educacionais voltadas às novas tecnologias e suas contribuições para a educação¿ Como as variáveis regionais são influenciadoras no EAD¿ Por fim, o NT5 alimentou discussões sobre a construção de conteúdo no jornalismo online e as novos formatos de publicações jornalísticas.

A partir das 14h, foram apresentados trabalhos nos últimos Núcleos Temáticos do SimSocial 2013. Os apresentadores trouxeram para o debate os potenciais das tecnologias e suas implicações para compreender as  sociabilidades emergentes. Temas como o consumo na era digital, mediações da música, gerenciamento de impressão, qualidade a informação pública, dentre outrosforam temas problematizados nas discussões dos três Núcleos Temáticos que aconteceram na tarde – “Sociabilidade, Novas Tecnologias e Práticas Interacionais”; “Sociabilidade, Novas Tecnologias, Consumo” e Estratégias de Mercado” e “Sociabilidade, Novas Tecnologias, Política e Ativismo”.

As apresentações levantaram discussões que permitiram ampliar a análise dos temas, abrindo também novas questões, que agregaram contribuições significativas, as preocupações dos pesquisadores e estudantes participantes.

Todos os trabalhos apresentados estão disponíveis na íntegra no http://simsocial2013.gitsufba.net/anais/

Agora a  noite,  11/10 ainda acontecerá a Conferência de Encerramento: “Reflexões sobre determinismo tecnológico, performances interacionais e expressões midiáticas atuais”com a Profa. Dra. Adriana Amaral.